Habilidade 4/10 – Julgamento e Tomada de Decisões

A decisão certa transforma um problema em um presente. 

JULGAR:

  • Tomar decisão, deliberar na qualidade de juiz ou árbitro. 
  • Formar conceito, emitir parecer, opinião sobre (alguém ou algo).

DECISÃO:

  • Ato ou efeito de decidir; determinação.
  • Resolução tomada após julgamento; juízo, sentença.
  • Tomada de decisão é um processo cognitivo que resulta na seleção de uma opção entre várias alternativas.

Seria muito fácil apenas transcrever o que o Dicionário Aurélio já falava há anos. 

E também é muito chato aprender a teoria e não saber como aplicar. Então vou explicando com histórias, casos onde você se torna o protagonista aí dentro da sua cabeça 🙂

Há quem diga que não existe decisão puramente racional. 

Como já disse em artigos anteriores, a única coisa que difere uma máquina com inteligência artificial de um ser humano é a emoção. 

E a emoção é um ingrediente essencial para a tomada de decisões

O julgamento baseado em dados obtidos dos processos sempre existiu. 

O Julgamento faz parte de todas as categorias profissionais do mundo, desde a criação, e continuará sendo cada dia mais necessário. 

Ocorreram julgamentos e tomadas de decisões no primeiro assassinato na História, protagonizado pelos irmãos Caim e Abel. Também ocorreram para que acontecessem a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Acontece atualmente, e numa complexidade cada vez maior, semelhante a uma partida de Xadrez, onde cada passo assume um risco, risco esse que se relaciona não só com a racionalidade, mas também com a emoção, táticas, pensamento estratégico…risco esse que define o Sucesso ou o Fracasso. 

Habilidade 4 de 10 – Julgamento e Tomada de Decisões - Mondine Camisetas - Sr Brasil Consultoria Publicidade e Palestras

Uma tomada de decisão nunca deve desconsiderar a emoção. 

Imagine que você é o dono de um Mercado que teve queda nas vendas, e por isso alguns produtos estão quase vencendo nas prateleiras. 

Seu principal concorrente na cidade está vendendo os mesmos produtos a um preço menor, o que prejudica ainda mais suas vendas. Se você cobrir a oferta do seu concorrente, você terá prejuízo de 5% nos produtos próximos do vencimento. 

A racionalidade pura, baseada em dados concretos, considerando um curto período de tempo (de imediato), consideraria apenas o fato de não ser aceitável um prejuízo, o que levaria a uma decisão de altíssimo risco para aumentar as vendas em curto prazo.

Dessa maneira você poderia contratar alguns minutos das rádios locais para divulgar seus produtos sem garantia de sucesso. 

Mas a racionalidade combinada com a emoção e pensamento estratégico poderia levar a outras alternativas. 

Você poderia simplesmente cobrir a oferta do seu concorrente e esperar zerar o estoque, assumindo um pequeno prejuízo. 

Ou você poderia encarar o prejuízo como um investimento em marketing (estrategicamente) fazendo uma promoção onde os clientes do Mercado compram um produto sabendo que outro produto de mesmo valor será doado para uma Instituição de Caridade que usaria os produtos antes do vencimento. 

Tomando uma decisão estratégica de encarar o prejuízo como uma Ação Social você acabaria com o estoque de produtos com validade curta, possivelmente ganharia mais clientes fiéis para as próximas compras, e ainda ganharia visibilidade por estar apoiando uma Ação Social, o que garante maior divulgação e por consequência, maior faturamento no mês seguinte. 

Às vezes a decisão certa transforma um problema em um presente. 

Quer um caso real? 

Geraldo Rufino – JR Diesel

Ele tinha uma 2 caminhões, e um belo dia o freio de mão de um deles apresentou um defeito. Esse caminhão começou a descer a ladeira e bateu no segundo caminhão. Resumindo, perdeu os 2 caminhões de uma só vez. 

Uma decisão errada poderia não mudar nada, e assumir um prejuízo, ou poderia piorar as coisas com atitudes mal pensadas. 

Mas ele pensou bem e tomou a melhor decisão, que foi de desmontar os caminhões e vender suas peças. 

Assim o Geraldo percebeu que os caminhões valiam muito mais desmontados que montados. E depois que venceu as peças de seus caminhões, comprou outros para desmontar e vender peças. E assim nasceu a JR Diesel, que é uma empresa de referência no ramo. 

“Já desmontamos mais de 15.000 caminhões e isso nos levou a desenvolver um método que extrai o valor máximo de cada parte de algo que parecia não ter mais valor para ninguém. Já parou para pensar que aquele mercado, negócio, relacionamento ou até mesmo mindset falido pode muito bem passar por um bom desmanche para que seu valor seja redescoberto? O segredo está em dar o propósito mais adequado no dia de hoje, esquecendo a função original dessas partes.

Arthur Rufino – CEO JR Diesel”

Tomada de Decisões em Ambiente Corporativo

Num ambiente corporativo existem muitas segmentações, setores responsáveis por pequenas partes de um Todo. Mas a tomada é decisão é importante em TODOS os segmentos da empresa, por menor que seja. 

Talvez a decisão seja não por açúcar no café, tanto para diminuir o consumo do mesmo, quanto para diminuir a probabilidade de diabetes nos funcionários. 

Talvez a decisão seja montar uma peça reserva que existe no estoque assumindo o compromisso de trocar quando a nova peça chegar. 

Talvez a decisão seja esperar chegar a nova peça. 

Mas SEMPRE é necessário TOMAR UMA DECISÃO para que o processo se conclua. 

Talvez a decisão seja não vender um produto porque não conseguirá atender o prazo de entrega. Mas talvez a decisão seja dobrar os turnos, pagar hora extra para não perder uma venda. 

Talvez a decisão seja fechar uma loja e mudar totalmente de ramo de atividade, ou continuar no ramo, mas em outra cidade, outro público. 

O que é necessário para uma tomada de decisão são OPÇÕES. 

É como um cardápio, onde você precisa escolher, sabendo dos riscos:

Prato A: Tenho Alergia, mas gosto;
Prato B: Não tenho alergia, mas não quero hoje;
Prato C: Muito bom, mas já comi ontem;
Prato D: Nunca comi, mas parece ótimo. 

Conheça as opções, saiba os impactos a curto e a longo prazo de cada opção para fazer a escolha certa. Mas se demorar a tomar a decisão, você morrerá de fome. 

É assim em tudo. Para empresários, para funcionários… 

Se não tomar uma decisão, morrerá de fome;

Se tomar a decisão errada, terá outras oportunidades para acertar; 

Se tomar a decisão correta, garantirá seu sucesso a cada dia, a cada decisão. 

Sucesso é uma Decisão…

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By: Leonardo Scaldini

@leoscaldini
CEO da Mondine
Diretor da Sr Brasil Consultoria Publicidade e Palestras
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