Os 5 primeiros passos para melhorar suas Habilidades Interpessoais

Coordenação com os outros, ou Trabalho em Equipe

O trabalho em equipe é fundamental em qualquer ambiente de trabalho. E nesse aspecto, os seres humanos conseguem se sair melhor do que as máquinas.

De acordo com o relatório da WEF, as organizações estão privilegiando a contratação de profissionais com fortes habilidades interpessoais, que sejam capazes de relacionar bem com colegas de trabalho e superiores – ou seja, que saibam se coordenar com os outros.

A coordenação com os outros é uma habilidade social (Artigo sobre Habilidades Sociais) importante, que envolve saber se comunicar, trabalhar com pessoas de diferentes personalidades e lidar com as diferenças encontradas em cada uma delas.

Habilidades interpessoais: Capacidade de se relacionar bem com outras pessoas e gerar resultados positivos dessas conexões. Um ambiente munido de fortes habilidades interpessoais é caracterizado por criar interações mais fortes e, consequentemente, mais gratificantes.

Muitas vezes, o mínimo que precisamos fazer para ter uma boa relação interpessoal no trabalho é lembrar da frase: “Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra.”

As pessoas erram! Você erra, eu erro. 

Os 5 primeiros passos para melhorar suas Habilidades Interpessoais / Coordenação Com os Outros:

  1. Não Julgar, nem falar mal de quem cometeu um erro;
  2. Se oferecer para entender, resolver e ensinar para que o erro não se repita;
  3. Ouvir mais do que falar;
  4. Dizer, para as pessoas certas, o que deve ser dito! Nem a mais, nem a menos;
  5. Esquecer o favor prestado.

Algumas pessoas dizem que não nasceram para trabalhar com pessoas. Mas esses não percebem a SIMPLICIDADE dessa habilidade. 

Para conseguir seguir os 5 passos é necessário, muitas vezes, ter empatia pelas outras pessoas, procurar entender o posicionamento de cada pessoa, o nível de voz, os perfis emocionais, etc. 

O segredo é: Se atentar ao comportamento das pessoas, e interagir de acordo com os limites delas. 

A partir do momento que você começar a tentar entender os comportamentos das pessoas, e o motivo pelos quais elas agem daquela forma, você vai saber qual a melhor forma para se comunicar com ela SEM ATRITOS.  

Consequentemente você vai criando novas conexões, novos amigos de trabalho, sócios, parceiros de negócios, clientes, padrinhos de casamentos, e até amigos para o resto da vida! Você tem “contatos”, networking. 

Se você tem contatos, e uma boa relação com eles, você pode estar a 3 ligações de qualquer pessoa no mundo. 

Como você se comporta no seu trabalho? 

VOCÊ É TÓXICO?

  • Você é aquele chato que reclama de tudo?
  • Você é aquele que sempre está certo e nunca assume o próprio erro?
  • Você é aquele que sempre procura um culpado ao invés de procurar uma solução?
  • Você é aquele que fala mal dos outros? Que faz fofocas desnecessárias?
  • Você é aquele que não se dá bem com o companheiro de trabalho?

 

OU VOCÊ É AGREGADOR?

  • Ou você é aquele que se dá bem com todo mundo?
  • Que procura entender todos os lados da história antes de tomar uma decisão?
  • É aquele que sempre está disposto a ajudar a todos?
  • É aquele que tem facilidade para conversar com todo mundo e por isso consegue resolver as coisas mais rapidamente?
  • Que é sempre citado quando precisam RESOLVER algum problema, porque sabem que você vai ajudar?

 

Mas lembre-se: Todo mundo erra! 

 

Então, não julgue! Não fale mal, não seja TÓXICO, não seja DESAGREGADOR. 

Não atire a primeira, nem a segunda, nem a terceira pedra…

Sucesso é uma Decisão…

PALESTRAS APRESENTADAS PELA SR BRASIL PALESTRAS:

• CRIATIVIDADE NA ENGENHARIA;
• EMPREENDEDORISMO;
• INTELIGÊNCIA EMOCIONAL;
• MELHORIA CONTÍNUA;
• PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO;
• OUTROS.

Palestra Manoel Gonçalves - COMO FAZER REUNIÕES MAIS PRODUTIVAS E MENOS CANSATIVAS - Sr Brasil Consultoria Publicidade e Palestras

Se você gostaria de assistir uma palestra presencial da Sr Brasil Palestras na sua empresa, clique aqui.

 

CAMISETAS PERSONALIZADAS PARA SUA EMPRESA

Precisando de uniformes? Camisetas comemorativas para as equipes e clientes?
A Mondine pode te ajudar! Clique aqui.
Não esqueça que a Mondine tem as camisetas mais legais do mundo!

Pai e Filho - Melhores Amigos pra Toda Vida - Estampa Camiseta Mondine - Masculina Preta

 

 


• Camisetas de Desenvolvimento Pessoal e Empreendedorismo
• Camisetas Personalizadas
• Desenvolvimento
• Empreendedorismo
• Sucesso
• Coach
• Mente Milionária


By: Leonardo Scaldini

@leoscaldini
CEO da Mondine
Diretor da Sr Brasil Consultoria Publicidade e Palestras
Conheça a Mondine -> Clique aqui.
Conheça a Sr Brasil -> Clique aqui.

2 comentários em “Os 5 primeiros passos para melhorar suas Habilidades Interpessoais

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: